1º ano do Ensino médio

1º Ano do Ensino Médio - Conteúdos profª Malu

1º BIMESTRE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS MAPAS: OS RECURSOS, AS ESCOLHAS E OS INTERESSESOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS MAPAS:

Saber ver e interpretar um mapa temática procedendo a classificações, estabelecendo relações e comparações em diferentes projeções cartográficas e escalas geográficas; relacionar a construção dos mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da Cartografia como um instrumento de poder.

As Escalas
Um dos elementos fundamentais de um mapa é a escala. Esta indica-nos o número de vezes que a realidade foi reduzida.



EXERCÍCIOS DE ESCALAS
1. (Mack) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade,

a) 3,6 km2. b) 36 km2. c) 360 km2. d) 3.600 km2. e) 36.000 km2

2. (UFC) Em relação a escalas dos mapas:

a) Calcule a distância real entre duas cidades, cuja distância em linha reta é de aproximadamente 9 cm, em um mapa construído na escala de 1/1.000.000
b) Considerando três mapas construídos no mesmo tamanho, que representam o Bairro Central de Fortaleza, o estado do Ceará e o Nordeste brasileiro, indique: o mapa de menor escala o mapa de maior escala

3. (UNESP) Sobre um mapa, na escala de 1:500 000, tensiona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno:

a) 12,15 Km2   b) 1.225 Km2   c) 12.250 Km2   d) 122,5 Km2   e) 12.255 Km2

4. (UFRS) Num mapa geográfico de escala não-referida, a menor distância entre duas cidades é representada por 5 cm. Sabendo-se que a distância real entre ambas é de 250 km, em linha reta, é correto concluir que o mapa foi desenhado na escala:

a) 1: 50   b) 1: 250 000   c) 1: 500 000   d) 1: 2 500 000   e) 1: 5 000 000

5. (FUVEST – SP) Em um mapa, a distância, em linha reta, entre as cidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5 cm. A escala do mapa é de 1: 25 000 000. Na realidade, essa distância é de aproximadamente:

a) 150 km   b) 167 km   c) 188 km   d) 250 km   e) 375 km

Projeções Cartográficas, ou seja projeções nos mapas
Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.
Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.
Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são:

a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.
b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.
c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

Projeção de Mercator
Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.

Projeção de Peters
Outra projeção muito utilizada para planisférios é a de Arno Peters, que data de 1973. Sua base também é cilíndrica equivalente, e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os pólos, como podemos observar no mapa a seguir.

Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters
As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, resultando na representação das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes até os pólos, a impressão de alongamento da Terra

Projeção ortográfica
Ela nos apresenta um hemisfério como se o víssemos a grande distância. Os paralelos mantêm seu paralelismo e os meridianos passam pelos pólos, como ocorre na esfera. As terras próximas ao Equador aparecem com forma e áreas corretas, mas os pólos apresentam maior deformação.

Projeção cônica
Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.

Projeção de Mollweide
Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.

Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide
É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão.

Projeção de Holzel
Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos.

Projeção Azimutal Equidistante Polar
Projeção equidistante que tem os pólos em sua porção central. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
O SENSORIAMENTO REMOTO: A DEMOCRATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Com o desenvolvimento das modernas tecnologias espaciais, dentre as quais se incluem os satélites artificiais, tornou-se possível "(re)conhecer" a terra, através da coleta de diferentes dados e da aquisição de imagens da sua superfície, por meio de sensores remotos. Os dados gerados pelos diversos sensores remotos, sobretudo os orbitais (a bordo de satélites), tem servido como base para o desenvolvimento e realização de projetos associados às atividades humanas, no mundo inteiro e em diversas escalas, bem como auxiliado no diagnóstico sobre as implicações ambientais, econômicas, sociais, políticas e culturais desses projetos com relação a ocupação dos espaços geográficos, favorecendo na realização do planejamento sócio econômico ambiental sustentável. Dada a sua importância para o mundo moderno, entende-se que o conhecimento produzido e acumulado sobre o potencial de utilização das tecnologias espaciais, sobretudo do sensoriamento remoto, movido pela crença de "ir ao espaço buscar soluções para os problemas da terra", deve ser conhecido por toda nossa sociedade, pela qualificação que pode promover no desempenho dos agentes sociais, para a melhoria das condições de vida, o que justifica o compromisso de divulgar ciência. A proposta de trabalho com os recursos de sensoriamento remoto na escola não se limita a uma mera transferência mecânica de informações.
MAIS INFORMAÇÕES NA PÁGINA: http://www.inpe.com.br/

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
GEOPOLÍTICA: O PAPEL DOS ESTADOS UNIDOS E A NOVA “DESORDEM” MUNDIAL

Bem vindos à nova desordem mundial. Israel esta em guerra como Hesbollah, um movimento político no Líbano e grupo terrorista fora dele, financiado pelo Irã e pelo próprio Líbano.
Dentre dos países do G8, a Rússia tem as relações mais estreitas com a Síria (à qual fornece armas) e como Irã. A China e as principais potências européias também estão de olho nos acontecimentos do Oriente Médio.
Bem vindos a a nova desordem multipolar mundial. Essa nova era é resultado de três tendências:
- A primeira diz respeito à ascensão de países como a China, o Brasil, a Índia e a Rússia, cujos recursos energéticos competem com outras potencias tradicionais como os EUA, a Inglaterra, por exemplo;
- Em segundo lugar o poder crescente de atores não estatais como o Hezbollah, o Hamas, a Al qaeda, ongs como o Greenpeace e ainda as grandes corporações, energéticas e farmacêuticas, além do crescimento de outras religiões, principalmente o Islamismo.
- Em terceiro, as mudanças na própria moeda do poder, avanços das tecnologias com potencial violento, permitem que pequenos grupos consigam desafiar Estados, seja pilotando aviões, disparando míssil, explodindo bombas ou lançando gases mortíferos em metrôs.
O efeito dessas tendências é diminuir op poder das potencias ocidentais, principalmente dos EUA, uma realidade poço notada por boa parte da população mundial.
Historicamente, o surgimento de novas potencia disputando posições, aumentou a possibilidade de violência, o mesmo acontecendo com a autoridade do Estado. A geopolítica da Ásia no século XXI pode ser comparada com a da Europa do século XIX, com potencias regionais lutando pela hegemonia, usando a guerra como continuação da política. A proliferação nuclear, de armas de destruição em massa, é um dos maiores perigos do nosso tempo. Ela esta no topo, junto com o aquecimento global, e não estamos prontos para lidar nem com um nem com o outro. Os atuais acontecimentos geopolíticos no oriente médio, em algumas regiões da Ásia, América e África, são um prenúncio das coisas que virão, a nova desordem mundial multipolar, poderá ser de fato nefasta, e poderemos sentir saudades dos velhos dias ruins da supremacia americana.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
OS DESERDADOS NA NOVA ORDEM MUNDIAL: AS PERSPECTIVAS DE ORDEM MUNDIAL SOLIDÁRIA

MULTIPOLARIDADE
A nova ordem mundial é marcada não mais pelo poder das armas, mas pelo poder do dinheiro, as relações econômicas estão mais intensas e não estão mias apoiadas em dois pólos, mas sobre os megablocos econômicos e geopolíticos.

GLOBALIZAÇÃO
É a mundialização do capitalismo, onde a competição e a competitividade entre as empresas tornaram-se questões de sobrevivência. A globalização pode ser resumida em duas características: internacionalização da produção e das finanças e o Estado passa de protetor de economias nacionais é provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.

REGIONALIZAÇÃO
Na época da Guerra Fria tudo girava entre dois pólos, ou duas potências, EUA e URSS, com a nova ordem internacional o eixo econômico passou a ser outros países que se estruturaram em megablocos, a economia ficou em regiões, em blocos.

* UNIÃO EUROPÉIA – Europa
* NAFTA – (Acordo de livre comércio da América do Norte) – América do Norte + México
* MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) – América do Sul
* ALCA (Área de livre comércio das Américas) – América (Todas)
* APEC (Ásia – Pacífico