quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atividade com filme: Hotel Ruanda

COMPONENTES DOS GRUPOS: Nº____/ Nº____/ Nº____/ Nº____/ SÉRIE:_____PROFªMALU


DATA:___/06/2010

Atividade com filme: Hotel Ruanda
Objetivos da atividade: Discutir o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos conflitos mundiais;

1. Colocar o nome dos paises do continente afriacano nos seus respectivos lugares e pesquise as colonizações impostas ao continente africano e coloque legenda para essas colonizações.

COLONIZADORES NO CONTINENTE AFRICANO



2. Pesquise e coloque o significado para as seguintes palavras:

• Etnia:
• fronteira política:
• Fronteiras:
• Genocídio:
• Identidade:
• limpeza étnica:
• refugiados:
• território:
• Xenofobia;

3. Leia o texto a seguir:

“Todos os grandes personagens viraram as costas para nossos massacres. Os boinas-azuis, os belgas, os diretores brancos, os presidentes negros, as pessoas humanitárias e os cinegrafistas internacionais, os bispos e os padres, e finalmente até Deus.” A constatação é de Élie Mizinge, um dos assassinos confessos hútus que participaram do massacre em Ruanda.

Faça um comentário sobre o texto acima apontando a veracidade ou não do mesmo a partir do seu (s)entedimento da leitura audivisual do filme Hotel Ruanda apresentado na aula.

4. Explique o significado para a palavra Genocidio e explique o o por que de tratar o incidente apresentado no filme como genocidio?

5. A partir da análise do filme Hotel Ruanda, cite e explique a reponsabilidade da colonização belga de Ruanda no genocídio de 1994.

6. Atividade de descrição - Descrever as cenas do flime na sequência do enredo.: o movimento turístico do hotel, as relações entre os tutsis; o início das tensões; a realidade da situação vivenciada pelos personagens: a desterritorialização no hotel, a exclusão e humilhação dos hutus, o genocídio.

7. Problematizar: O genocídio de Ruanda seria uma versão africana da limpeza étnica que ocorre em alguns países europeus? Em quais lugares do mundo essa prática ainda ocorre? Por quê?

8. Um conceito significativo abordado no filme: fronteira política do território de Ruanda. Ele é mostrado nas cenas finais dos refugiados, procurando desesperadamente sair do pais. Apresente argumentos sobre a barbárie hutu, respondendo: É possível reorganizar esse território? Como? Quais suas sugestões para retirar esses povos do caos étnico e político?

9. Crie uma legenda para cada imagem abaixo, lembrando que elas são imagens de cenas do filme Hotel Ruanda.
cena 1  -  cena 2  -  cena3  -  cena 4



10. Faça um fechamento da análise do filme enfocando o papel da ONU no Genocídio em Ruanda em 1994 e quais a responsabilidades, ou seja, a critíca que devevemos fazer ao Conselho de Segurança da ONU.

9 comentários:

Unknown disse...

cade as respostas

Unknown disse...

queria as respostas para conferir a minha atividade :/

Unknown disse...

... só vim pelas respostas ...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tbm queria

Unknown disse...

Tbm queria

Mastroianny disse...

Boa noite. Este filme é muito interessante e voltar a reflexão desta chacina é sem dúvida voltar aos terríveis genocídios acometidos principalmente às que mais necessita de amparo. Lutar e reconhecer tais atrocidades faz com que os responsáveis sejam de fato punidos. FORA TEMER FDP!!!! LULA LIVRE!!!!

Unknown disse...

- Gente me dêem sugestões de legendas para essas fotos acima do filme hotel Ruanda